Sobre Nós

O presente grupo de pesquisa busca desenvolver estudos interdisciplinares e interculturais sobre povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais na Amazônia, no Nordeste e na América Latina, com foco na construção de propostas educativas inovadoras. São foco de estudo o campo da educação escolar e da saúde junto de indígenas, quilombolas e populações tradicionais do campo, das florestas e das águas. Destacamos a preocupação com a educação popular e a saúde coletiva em perspectiva intercultural crítica, as formas de vida e conhecimentos das populações tradicionais, a produção de materiais educativos e a divulgação intercientífica voltada para a sustentabilidade territorial, social, cultural e a qualidade de vida na ampliação do conceito de cidadania. Como referencial teórico ressaltamos o estudo interdisciplinar do Método Indutivo Intercultural, para buscar compreender a diversidade humana, em especial frente aos processos de formação social e os desafios do mundo contemporâneo.

O grupo reúne professores, pesquisadores, estudantes e egressos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e de outras instituições parceiras na ampliação da formação e das ações afirmativas na educação superior.

A palavra SOCIONATURAIS resume a proposta dos Laboratórios Socionaturais Vivos: Educação, Saúde e Territórios Interculturais, que propõe o estudo da integração sociedade/natureza para compreensão dinâmica do conceito de cultura. Nesse sentido o conceito de SOCIONATURAIS resume a proposta política e filosófica do grupo de pesquisa, suas produções acadêmicas e os esforços de inserção social e colaboração junto de comunidades tradicionais na América Latina.

O que fazemos

Em construção...